Entrada para a escola

A Pedagogia Waldorf fundamenta-se nas leis de desenvolvimento do ser humano, com natural relevância para os três primeiros septénios (0-7, 7-14 e 14- 21), que constituem o período educativo por excelência. É durante este tempo que se desenvolvem as três grandes funções da vida humana: o Pensar, o Sentir e o Querer (Agir), nomeadamente a área cognitiva, emocional e ativa.

O 1º, 2º e 3º ciclo de escolaridade inserem-se no segundo septénio, que decorrerá mediante aquilo que foi vivenciado no primeiro. Tendo isto em conta, é extremamente importante para a prática pedagógica ter em consideração o primeiro septénio, onde se observa a progressiva maturidade escolar da criança.

No 1º septénio (antes da troca dos dentes) as crianças aprendem através da sua vivência, inseridas num meio, observam e reproduzem, sem necessidade de raciocínios abstractos. De facto, grandes explicações, de como e porquê, podem trazer posteriores dificuldades no pensar, uma vez que o seu sistema neuro-sensorial não está amadurecido. Ainda não está completo o processo formativo das sinapses – base para futuras aprendizagens e atividade intelectual. O pensar e o sentir, estão em fase incipiente, enquanto a ação constitui a principal qualidade nesta idade. Nos primeiros três anos conquistam-se três grandes aptidões humanas: o Andar, o Falar e o Pensar. Assim com maior protagonismo releva-se neste septénio o Querer, no 2º septénio o Sentir e no 3º o Pensar.

A escolarização sem sinais de maturidade na criança, para uma transição saudável da aprendizagem sistematizada em classe, pode trazer uma enorme angustia aos pais, professores e à própria criança. Nesta fase da memória espontânea e local, surge a organização da memória voluntária, a memória acedida pelo aluno que lhe permite dispor de imagens interiores. Quando isto ainda não é possível, a criança é confrontada com aprendizagens sistematizadas para as quais não está preparada cognitiva, emocional e ativamente.

Mediante este conhecimento o 1º ciclo do ensino básico da Escola Waldorf a Oliveira poderá ter épocas não coincidentes com as ações pedagógicas do ensino convencional, porque se respeita a progressiva maturidade a ocorrer em cada criança.

A primeira matrícula na escola é acompanhada de vários encontros com os educadores infantis da criança, pais e futuros professores, para que a maturidade do futuro aluno seja fundamentada e observada. Respeitar o momento apropriado da integração da criança no processo de escolarização contribui para que o seu ritmo de desenvolvimento seja saudável e harmonioso.

No processo individual de cada aluno existem os seguintes documentos:

• Boletim de inscrição
  • Registo Biográfico;
  • Documentações das escolas anteriores;
  • Informações sobre a saúde e bem-estar do aluno;
  • Registos sobre a observação da criança realizada pelo corpo docente;
  • Registos do médico escolar;
  • Informações sobre apoio complementar;
  • Registos dos exames escolares realizados;
  • Cópias das avaliações anuais.

Critérios para a formação de turmas

A idade é o principal fator para formar os grupos que sempre que possível devem ter um equilíbrio entre o número de rapazes e de raparigas.

O número de alunos por turma depende da sala, mas caso haja no grupo alunos com necessidades educativas especiais, este número terá de ser mais reduzido para se poder dar resposta a estas necessidades.

Caso se verifique desarmonia numa turma, será feito um plano de intervenção que poderá ser concluído com transferências de turma, caso se mostre benéfico para todos os intervenientes. Este processo terá sempre de ser discutido em Conselho de Docentes e com o consentimento do Encarregado de Educação.