A nossa história

Da Associação Pedagógica de Estudos Waldorf à Escola Livre do Algarve

O projeto de uma escola Waldorf de 1º ciclo do ensino básico no barlavento algarvio foi assunto de reflexão durante alguns anos, dentro do espaço do Jardim de Infância Waldorf Internacional. E foi nessa tentativa de dar continuidade a este ensino pós jardim-de-infância que nasceu a Associação Pedagógica de Estudos Waldorf, cujos objetivos primordiais foram a criação, manutenção e dinamização de uma escola do 1º ciclo do ensino básico orientada pela pedagogia Waldorf.
Esta associação sem fins lucrativos, apoiada pelo Jardim de Infância Waldorf Internacional, a “Associação Infância Viva”, foi fundada em Junho de 2008, por um pequeno grupo de pais e apoiantes desta pedagogia.

Nesse percurso fomos encontrando a nossa identidade:

• na vontade de alguns pais em dar continuidade pedagógica ao projeto educativo iniciado pelos seus filhos no Jardim de Infância Waldorf Internacional - “Infância Viva”, no Monte Judeu - Lagos;
  • na disposição de pais, amigos e professores em participar profunda e ativamente no processo da construção de uma escola;
  • no interesse pelo estudo da pedagogia Waldorf;
  • na colaboração efetiva de algumas instituições públicas e privadas;
  • na fé em apostar numa educação que tem como principal objetivo redireccionar as relações humanas com uma pedagogia baseada no caminho para a liberdade com responsabilidade;
  • no apoio de mentores e professores de várias escolas Waldorf do Brasil e da Europa;
  • no apoio pedagógico e administrativo por parte de instituições sediadas no Brasil, Alemanha e Holanda.

Financeiramente a Associação Pedagógica de Estudos Waldorf conta com o apoio dos seus sócios, de pessoas privadas, de instituições tanto portuguesas como estrangeiras e das mensalidades dos pais e/ou padrinhos. Tem também o apoio institucional da Câmara Municipal da Vila do Bispo (C.M.V.B.) que cede as instalações escolares e promove a participação da escola nos seus eventos culturais.

A Escola Waldorf a Oliveira foi a primeira escola Waldorf licenciada pelo Ministério de Educação em Portugal e neste momento leciona, com os princípios da pedagogia Waldorf, o 1º, o 2º e o 3º ciclo do ensino básico.