Sobre nós

A Escola Waldorf a Oliveira

A Escola Waldorf a Oliveira é uma escola do ensino básico, baseada na pedagogia Waldorf, que tem como visão despertar na criança a vontade espontânea de aprender, o espírito de investigação e a disposição para a atividade criativa. Colocamos uma ênfase especial no desenvolvimento integral do indivíduo nomeadamente nas suas capacidades intelectuais, artísticas e sociais, valorizando o ritmo e o contacto com a natureza.

Com licença atribuída pelo Ministério da Educação do 1º ao 9º ano, temos em funcionamento o 1º, o 2º e o 3º ciclo de escolaridade. Para além da Língua Portuguesa, da Matemática e do Estudo do Meio são ainda parte integrante do currículo a Pintura, o Desenho de Forma, a Música, os Trabalhos Manuais (com materiais de origem natural), as línguas estrangeiras Inglês e Alemão, a Educação Física, a Euritmia, o Coro e o Teatro.

Este projeto, iniciou-se em 2008 com um grupo de 8 crianças, formado por uma associação sem fins lucrativos e composto pela força e presença dos pais e professores. Estes foram e continuam a ser o motor vital de toda a gestão e funcionamento da escola. Atualmente abraçamos um grupo de 80 crianças!

A pedagogia Waldorf foi idealizada na Alemanha, pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner em 1919 e é apontada pela UNESCO como sendo uma pedagogia capaz de responder aos atuais desafios educacionais, principalmente nas áreas de grande diversidade cultural.

O objetivo desta pedagogia é fornecer às crianças e jovens as bases para o seu desenvolvimento moral e para o exercício da sua liberdade, tentando apoiar cada um deles a atingir a sua plenitude através dos seus próprios talentos.

As escolas Waldorf formam hoje uma rede independente, em constante crescimento, composta por mais de 700 escolas em todo o mundo. Em Portugal existem várias iniciativas especialmente orientadas para o ensino pré-escolar e para o ensino básico.

A Escola Waldorf a Oliveira é membro da APEPW - Associação Portuguesa de Escolas com Pedagogia Waldorf.

― Rudolf Steiner