O que é um Plano de Ensino para as Escolas Waldorf?

Rudolf Steiner não deixou um plano de ensino definido para os professores. Contudo, os conteúdos da 1ª à 8ª classe, contêm de uma forma bastante abrangente informações destinadas aos professores de classe. Já naquela época (1919) era necessário apresentar ao ministério um currículo que permitisse a um inspetor pedagógico uma verificação de conteúdos e de conhecimentos.

Estas indicações de Rudolf Steiner surgiram inicialmente nos textos das palestras que proferiu. E mais tarde no livro “Do Plano de Ensino da Escola Waldorf Livre”, escrito por Caroline Von Heydebrand e destinado aos pais dos alunos e a outros interessados. Este livro foi alvo de várias reedições, no entanto era sucinto demais nas informações para os professores e demasiado antigo para ser acreditado e válido pelas autoridades. Surgiram, posteriormente, novas compilações das citações de Rudolf Steiner, com um carácter didático, entre elas muitas monografias e estudos de assuntos isolados, sobre as quais é necessário bastante reflexão e organização. Mais tarde o livro “Objetivo Pedagógico: Metas do Ensino e Conteúdos das Escolas Waldorf” de Tobias Richter, aparece como um novo plano de ensino bastante completo.

O surgimento deste plano de ensino não significa que existam leis de “como se deve proceder”. A criatividade e fantasia do professor são algo muito valioso e que não pode ser desvalorizado. No entanto, não deixa de ser um guia útil para uma visão global, mas deve também ser alvo de uma constante reflexão e compreensão que satisfaça a consciência individual do professor.

Quando falamos em Plano de Ensino temos de ter presente que a atividade criativa do professor é determinante para completar estes conteúdos, neles estão apenas as matérias e a forma ideal de as transmitir. Sem desprezar os conteúdos, que são importantes para a vida humana, podemos dizer que no plano de ensino Waldorf as capacidades desenvolvidas pelos conteúdos são mais essenciais do que os próprios conteúdos.

Os planos de ensino Waldorf não são concebidos a partir das matérias, mas sim a partir do conhecimento da criança e das suas necessidades. Os professores não recorrem ao plano de ensino como uma listagem de conteúdos pois correriam o risco de não compreender que este serve apenas a transformação da criança. Por outro lado, não é aconselhável um desvio dos conteúdos para não privar as crianças das matérias curriculares adequadas à sua idade.

Um dos principais fundamentos da Pedagogia Waldorf é uma relação sadia entre o desenvolvimento da criança e os conteúdos de ensino. Neste sentido, o conteúdo que é adequado à idade funciona como terapêutico, nas palavras de Rudolf Steiner: “...a civilização será cada vez mais prejudicial à saúde, e os Homens deverão fazer do processo educativo um processo terapêutico contra aquilo que, a partir do seu ambiente, os faz adoecer.”