Fundamentos da Pedagogia Waldorf

A pedagogia proposta por Rudolf Steiner, deve ser compreendida como um caminho de edificação holística, que respondendo às necessidades de desenvolvimento individual e, ao mesmo tempo, da evolução da humanidade, ajuda o ser humano a contribuir conscientemente para essa evolução através de um projeto de vida com sentido desenvolvendo as suas capacidades individuais.

É uma pedagogia que assenta num conhecimento profundo das fases de desenvolvimento humano e que é enriquecida pelo constante empenho dos adultos, que acompanham as crianças e os jovens, que num contínuo processo de auto-educação se esforçam para melhor conhecer e compreender cada ser humano no seu contexto biográfico.

Dá corpo a esta pedagogia um currículo concebido para o crescimento humano nas suas vertentes física, afetiva, cognitiva e espiritual, tendo como pano de fundo o conceito de evolução segundo a Antroposofia: cada ser humano nasce com determinadas qualidades, talentos e capacidades que o predispõem a realizar um determinado processo de evolução pessoal, ao longo do qual revive em cada fase da vida o percurso feito pela humanidade.

O currículo integra não só os saberes da época atual, indispensáveis no percurso escolar, mas dá a mesma importância também a outras áreas de carácter artístico e físico, que completam o desenvolvimento integral do ser humano. O currículo permite um vasto leque de aquisição de competências que se vão integrando paulatinamente no processo de crescimento, contribuindo para a evolução consciente da vida volitiva, afetiva e cognitiva.

As áreas e conteúdos curriculares estão definidos para prover à criança aquilo que necessita em cada etapa do seu crescimento. A liberdade para decidir quando e como devem ser providos e integrados esses conteúdos no dia-a-dia da criança cabe ao professor de acordo com o seu conhecimento das crianças e do meio envolvente.