Escola Waldorf a Oliveira

O meio envolvente

O barlavento algarvio caracteriza-se em traços gerais por uma forte concentração populacional na costa, pelo abandono das atividades rurais em benefício do sector terciário e por grandes oscilações populacionais ao longo do ano, devido à forte sazonalidade da atividade turística.

A população local nas aldeias encontra-se envelhecida e em consequência as suas pequenas escolas primárias fechadas ou aproveitadas para outros propósitos. No entanto, uma nova população tem vindo a ocupar essas aldeias e as suas casas abandonadas ou de habitação secundária são progressivamente ocupadas por jovens famílias migrantes à procura de maior qualidade de vida. É uma população de origem frequentemente citadina, nacional e internacional, que se mistura progressivamente com a população local e faz prosperar toda a sociedade envolvente.

A aldeia da Figueira é um pequeno aglomerado urbano, dentro do Parque Natural da Costa Vicentina e retirado da E.N.125 algumas centenas de metros. A escola na periferia da aldeia encontra-se rodeada de parcelas rústicas não cultivadas e a uma curta distância do mar.

A escola tenta sempre ter contacto com a comunidade envolvente.
Por um lado, ter a preocupação de utilizar e deixar um pouco melhor os espaços cedidos temporariamente pela câmara; por outro lado, em determinadas festividades partilhamos as nossas actividades com a comunidade (ex: na Festa de São Martinho, entregamos convites em todas as casas da aldeia e a festa é aberta a toda a comunidade). Aos poucos pretendemos melhorar a relação da escola com a comunidade.