Escola Waldorf a Oliveira

Rotina diária

Todos os alunos iniciam o dia com um cântico/poema de abertura num espaço comum, deslocando-se depois para as suas respetivas salas de aulas.

Estrutura do dia na sala de aula:

  • Saudação e um poema da época;
  • Parte rítmica: exercícios rítmicos e de orientação espacial (canções, danças, jogos, poemas em movimento) eventualmente auxiliados por bolas, sacos de arroz ou paus de madeira.
  • Parte do conteúdo: recordar a matéria do dia anterior e escutar a nova matéria. O conteúdo da nova matéria é vivenciado primeiro no corpo e nos sentidos para depois ser trabalhado no caderno com exercícios mais técnicos.

A esta primeira parte do dia denominamos de Aula Principal, onde o professor de classe aborda os conteúdos da Língua Portuguesa e da Matemática (o Estudo do Meio é impregnado nestas áreas e assim também transmitido às crianças, sem ser necessário uma abordagem em separado).

A aula principal termina normalmente com uma história/conto e um pequeno intervalo para o lanche.

O momento do conto/narrativa

O momento do conto, na aula principal, tem grande importância ao longo de todo o percurso escolar do 1º ao 12º ano. Os conteúdos destas narrativas correspondem às etapas do despertar da consciência no Homem presentes em todas as culturas, no seu património oral e literário.

Os temas abaixo listados são uma referência europeia destinados à cultura ocidental de raiz clássica e judaico-cristã. Nas escolas de outros continentes como na Ásia ou na África permanece o cerne, mas varia o contexto, as verdades perenes do Cosmos, da Natureza e do Homem permanecem:

Anos escolares, contos e narrativas:

  • 1º ano - Contos de Fadas
  • 2º ano - Fábulas e Vidas de Santos
  • 3º ano - Episódios do Antigo Testamento
  • 4º ano - Mitos nórdicos e mitos egípcios
  • 5º ano - Mitos e episódios das antigas civilizações da Índia, Egipto e Grécia.
  • 6º ano - Mitos e episódios de Roma antiga.
  • 7º ano - Lendas e episódios dos povos nómadas chegados à Europa
  • 8º ano - Biografias relevantes nas áreas da ciência, direitos humanos, arte, literatura, valores sociais e humanos, etc.


Após o lanche seguem-se as aulas das especialidades ou de estudo intercaladas com uma pausa de recreio de 20 minutos. As especialidades terminam na hora das tarefas antes do almoço.

Tempo para brincar

As tardes na escola, principalmente para os primeiros anos do ensino básico, são tardes livres. As crianças podem experimentar e livremente escolher as suas brincadeiras ou de livre vontade participar nas atividades que possam decorrer durante a tarde, como a jardinagem ou os trabalhos manuais.

A ligação com a Natureza

As rotinas da escola estão directamente relacionadas com os ritmos da Natureza. Dentro da sala de aula o tema da natureza é abordado com frequência em contos, cânticos e poemas.
Na escola temos um recreio onde os alunos podem subir às árvores, podem pisar e mexer na terra e quem sabe levantar uma pedra e encontrar uma lagartixa. Na nossa escola fomentamos os percursos/caminhadas pela Natureza e as atividades ao ar livre.