Escola Waldorf a Oliveira

O ensino por épocas

A aula principal, o centro donde emana a forma que o professor trata o currículo, insere-se numa época, que na Pedagogia Waldorf pode durar 3 ou 4 semanas. Ao longo de uma época é tratado um determinado tema ou conteúdo curricular de uma forma transdisciplinar, ou seja interligando as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Geografia, História, Desenho de Forma.

As fases que determinam o ritmo na aula principal mantêm-se em todas as épocas.

Abordando temas transdisciplinares por um determinado período de tempo, e deixando outros de lado, o processo de aprendizagem cria uma dinâmica rítmica do sono e da vigília, e beneficia do «deixar repousar» durante algum tempo um conhecimento adquirido: esse conhecimento penetra profundamente o ser humano, e quando acorda vem transformado numa nova faculdade. O termo remembrar (relembrar) de origem latina, transmite essa metamorfose, «sair» pelos membros.

É sobre essa/s nova/s faculdade/s que o professor prepara a próxima época, numa progressão evolutiva e integradora, no que diz respeito ao desenvolvimento de capacidades e à aquisição de competências a nível individual. Um dos exemplos mais evidentes dessa integração é a metamorfose das habilidades manuais, adquiridas na prática do tricô e do croché em capacidades cognitivas, evidentes no cálculo mental.