Escola Waldorf a Oliveira

Pedagogia Waldorf na Escola Waldorf a Oliveira

Na Escola Waldorf a Oliveira está presente a visão do Homem dada pelo Rudolf Steiner. Nesta visão o desenvolvimento do ser humano desenrola-se em fases de sete anos, septénios, sendo necessário os primeiros 21 anos de vida para o desenvolvimento físico e mental; dos 21 aos 42, para o desenvolvimento psicológico ou anímico; e dos 42 aos 63 para o desenvolvimento espiritual, num caminho evolutivo que se pretende na direção da liberdade moral, assumida em nome da Vida e da Humanidade. A Escola Waldorf a Oliveira trabalha com as crianças do segundo septénio (7 a 14 anos).

Neste septénio, a criança passa a ter todas as suas forças dirigidas para o seu desenvolvimento anímico, emancipando-se da vida puramente corporal. A grande força para aprender, nesse momento, é a capacidade de vivenciar intensamente imagens interiores. Essas imagens falam ao mundo dos sentimentos das crianças e é por intermédio delas que a criança se liga aos conteúdos apresentados.

Esta observação requer que a ação pedagógica promova e facilite a aprendizagem e dê resposta aos interesses, perguntas e necessidades da criança. Só respondendo à expectativa presente no educando é que a aprendizagem adquire caráter significativo e transcende a mera transmissão de conhecimentos.

A proposta que fazemos e que se fundamenta nesta pedagogia, organiza os conteúdos curriculares no tempo e no ritmo adequados à situação evolutiva específica da criança, cultivando a ciência, a arte e os valores morais e espirituais de que precisa no seu estádio de desenvolvimento. Esta pedagogia dá especial atenção a que no ensino se encontrem interligados, de uma forma profunda, pontos de vista científicos e estético-artísticos com aspetos que fomentem o respeito e a admiração diante do mundo.

  • Um currículo em que a criança é o próprio currículo, porque é feito atendendo ao estádio de desenvolvimento em que a criança se encontra.
  • Uma metodologia que adequa o biográfico-pedagógico às caraterísticas e necessidades educativas individuais, assim como as evidenciadas pelo grupo turma numa dinâmica de auto e interajuda.
  • Um conjunto de procedimentos pedagógicos que privilegia, sempre, a qualidade dos processos ao longo dos quais as crianças experienciam e constroem os conhecimentos. Nesta fase de vida, a aprendizagem iniciam-se com a observação e a experimentação direta dos objetos a aprender.
  • A ligação permanente dos conteúdos da sala de aula à vida prática, através da utilização de conceitos vivos para introduzir ou consolidar conhecimentos e através de exemplos, exercícios e problemas que se aplicam diretamente em situações práticas.
  • A utilização de um discurso não intelectualizado, por parte do professor, mas rico em imagens, que neste septénio (dos 7 aos 14 anos) são por excelência o instrumento e veículo de comunicação pedagógica. É por imagens que a criança apreende e compreende o mundo e são elas a base para um futuro pensamento abstrato.
  • A importância da figura do professor de classe durante o decurso deste septénio.