Escola Waldorf a Oliveira

A criança entre os 6 e os 12 anos

Entre os 6 e os 7 anos a criança anuncia corporalmente que se inicia uma nova fase: a dentição de leite termina a sua tarefa, dando lugar à dentição definitiva. Este processo de fixação da forma, rígido e sem futura regeneração, atravessa todo o crescimento orgânico. Nessa altura, quase todos os órgãos atingem a sua forma definitiva, tornando-se menos maleáveis e sofrendo a partir daí apenas um processo de crescimento, com exceção do cérebro e da caixa craniana, cujo crescimento chegou ao fim.

Estas evidências revelam que as forças formativas, agora libertas do trabalho corpóreo, estão disponíveis para uma nova tarefa e se «deslocam» para a consciência da criança, passando a modelar a vida dos sentimentos.

A partir dos 6 anos, a criança começa a percepcionar interiormente o espaço – geografia corporal a nível da consciência - independente da percepção do exterior. Torna-se capaz de apreender a organização da sua corporalidade, vivenciando o seu efeito a nível psíquico, ou seja tomando consciência da vida dos sentimentos.

O mundo das representações mentais adquire uma maior capacidade de reter as impressões do exterior, para além da sua vivência imediata, a criança amplia as memórias das experiências passadas e consequentemente a consciência: a criança atinge um nível de maturidade capaz de iniciar agora um percurso escolar, sem que este se torne num obstáculo ao seu bom desenvolvimento.

Uma das tarefas da Pedagogia Waldorf neste septénio é levar os alunos a compreender a vida, na complexidade dos seus fenómenos e não apenas na exterioridade dos seus mecanismos. As forças vivas que os penetram e que atuam agora a nível do pensamento, são uma mais-valia nas aprendizagens escolares, se o método de ensino cultivar o terreno onde elas possam atuar: para que cada aprendizagem seja efetivamente uma experiência viva é essencial o contacto direto com os fenómenos do mundo exterior, a observação e a percepção das suas relações, para apreender interiormente o todo de onde cada um emerge.

O verdadeiro conhecimento, não se pode dirigir apenas ao intelecto, mas a todo o ser da criança, fortalecendo a vontade, alimentando o sentimento e vivificando o pensamento, numa cooperação íntima do mundo das ações, das representações e dos sentimentos.
Essa capacidade imagética que a criança tem cada vez mais consciente, após a mudança de dentição, exige a utilização de imagens como meio de ensino.

O Desenho de Forma é o primeiro instrumento pedagógico que treina a criança na apreensão das leis das forças formadoras que nela atuam pois permite que a existência das formas ressoe no seu interior enquanto as desenha cuidadosamente.

As Ciências da Natureza têm como tarefa ligar a criança à génese da vida em cada uma das suas manifestações. Introduzem o conhecimento do mundo vegetal e animal, sem a descrição conceptual das suas características, mas percepcionando cada ser como um organismo onde cada órgão interage num todo vivo, desenvolvendo uma visão clara das relações entre as formas.

Esta abordagem permite que a criança construa imagens interiores que captam como cada espécie animal, por exemplo, é a expressão de uma parte predominante que dá sentido ao seu comportamento e à forma como interage no seu meio. Para além da exterioridade das formas a criança vai captando a própria ideia que origina a forma visível, implicando todo o seu ser e aprofundando a sua capacidade de compreender, sentindo.

É exatamente nesse âmbito que o currículo edifica o ser humano, dando-lhe a possibilidade de ver o mundo, de se orientar nele e de agir de acordo com o impulso presente na natureza. Também  as histórias que a criança vai ouvindo ao longo do percurso escolar, de acordo com a sua faixa etária, vão direcionando e orientando a sua vida moral, edificando-a, através dos sentimentos que povoam a sua alma.

Em todas as áreas, uma linguagem rica em imagens fomenta a criatividade, tornando a arte uma presença transversal em todo o currículo que concretiza tanto a ideia de Educação pela Arte como da Arte da Educação.