Escola Waldorf a Oliveira

A Pedagogia Waldorf

Conscientes de que, entre outros aspetos, compete ao ensino privado e cooperativo, dentro da autonomia que o seu estatuto lhe concede, realizar e implementar modelos educativos inovadores que possam servir de inspiração à comunidade pedagógica, a Escola Waldorf a Oliveira, assumiu a vontade de concretizar no seu projeto educativo e pedagógico segundo os fundamentos da Pedagogia Antroposófica.

Os princípios e práticas desta pedagogia foram definidos pelo filósofo e investigador Rudolf Steiner, para fundamentar uma escola que melhor respondesse às necessidades do futuro, a pedido dos trabalhadores da fábrica de cigarros Waldorf, na Astória.

Na sequência de um movimento social pela cidadania, Steiner apresentou a sua teoria sobre organismos sociais – a tripartição social – em Würtenberg, quando a Europa vivia o após 1ª guerra mundial. Emil Molt, diretor da fábrica de cigarros Walforf, dentro desse movimento social convidou Steiner a dar uma série de palestras sobre questões sociais e educativas aos seus trabalhadores. E após essas palestras os trabalhadores pediram uma escola com esses fundamentos para os seus filhos.

Para responder a esse pedido, Steiner formou os primeiros professores e trabalhou com eles os princípios da sua proposta pedagógica em mais de 70 palestras, seminários e conferências. Complementando a formação com a assistência às aulas e acompanhando o funcionamento da escola, que foi inaugurada a 7 de Fevereiro de 1919, em Stuttgart, como Escola Integrada do 1º ao 12º ano de ensino.

Pela amplitude do seu percurso e pelo seu carácter inclusivo é considerada como o primeiro exemplo de escola integrada da Alemanha, cuja pedagogia se espalhou a outras escolas, tanto na Alemanha como nos países vizinhos.

Depois de terem sido proibidas durante o regime nazi, renasceram em 1945, criando o Movimento das Escolas Waldorf com rápida expansão pelo mundo inteiro.

― Rudolf Steiner