Porque não há computadores na nossa escola?

28 Novembro 2012

Numa época em que os computadores e a internet parecem tornar-se uma obsessão, é bom sermos lembrados de que o computador não passa de uma ferramenta, e que é importante que a aprendizagem das crianças, nos primeiros anos de ensino, passe por outras formas mais clássicas de ensino, formas essas mais adequadas ao seu desenvolvimento.

São os próprios profissionais de topo das grandes empresas ligadas à informática - Google, Yahoo, Apple, Microsoft... - que colocam os seus filhos na Escola Waldorf de Silicon Valley. Eis o testemunho de um deles: "O computador não é mais do que uma ferramenta. Os que possuem unicamente um martelo pensam que todos os problemas são como pregos. Para aprender a escrever é necessário fazer grandes gestos. As matemáticas passam pela visualização do espaço. O ecrã perturba a aprendizagem. Diminui as experiências físicas e emocionais."

Nas escolas Waldorf essa limitação não existe: aprende-se a somar e a subtrair saltando à corda. Quando lhe perguntam se não se preocupa que os seus filhos estejam em desvantagem por não terem acesso a computadores na escola, este mesmo pai responde: "Não sabemos como será o mundo daqui a 15 anos, as ferramentas terão mudado entretanto muitas vezes. Por ter trabalhado 12 anos para a Microsoft, sei até que ponto as ferramentas estão feitas para serem de acesso o mais simples possível."

O New York Times escreveu um artigo sobre a escola Waldorf em Silicon Valley, onde desenvolve ainda mais este tema.