Dinheiro e espiritualidade

18 Junho 2011

Dinheiro e espiritualidade - ora aqui estão duas palavras que parecem de todo incompatíveis, como se indicassem dois caminhos divergentes.

Dizia-nos uma amiga da escola, a Luisa Pereira, que o dinheiro é a coisa mais espiritual que há, no sentido em que não tem nenhum valor por si próprio, mas só como representação imaterial - espiritual - das coisas materiais que nos rodeiam.

A nossa escola tem passado por momentos difíceis do ponto de vista financeiro, todos os princípios são acompanhados de dificuldades, e o dinheiro é uma contingência com a qual aprendemos muito.
O seu valor espiritual é realçado também nos momentos em que algumas pessoas aparecem quase inesperadamente para nos mostrarem o seu apoio - e o dinheiro é a sua representação.
Como aprendemos também este ano com o Juan Melé, uma das funções do dinheiro é ser usado em causas sociais merecedoras.

Obrigado a todos os que nos têm ajudado, espiritual e materialmente, neste caminho feito de desafios.